Romance publicado em 1983, escrito por Stephen King e Peter Straub. Não é uma releitura da obra O Talismã, de Walter Scott, apesar de haver uma pequena referência a “uma novela de Sir Walter Scott”.

O livro narra as aventuras de Jack Sawyer, um garoto de 12 anos que, para salvar a vida de sua mãe (que está com câncer), parte numa jornada de costa a costa dos Estados Unidos procurando um artefato chamado ‘O Talismã’. O interessante no livro é a existência de um mundo paralelo ao nosso, chamado de ‘Os Territórios’ - um estranho mundo fantástico em que as personagens têm ‘Duplos’. Suas mortes e nascimentos geralmente coincidem, mas há casos raros (como o caso de Jack Sawyer) de pessoas que morrem em um mundo e não no outro, o que os dá a possibilidade de ir e voltar entre os dois mundos, se souberem como. Jack é ensinado a como fazê-lo por um personagem enigmático, Parker. Não só a vida de sua mãe está em jogo, mas também a da rainha dos Territórios - 'Duplo' de sua mãe. Não bastassem as surpresas desse novo mundo e a vida de andarilho, Jack terá ainda que correr contra o tempo para chegar ao outro lado do país, pois está sendo perseguido por Morgan Sloat, pai de seu melhor amigo Richard e antigo sócio do falecido pai.

Em certo momento, ele irá se deparar com Lobisomens, conhecidos simplesmente como Lobos, que habitam os Territórios e não são os tradicionais assassinos selvagens, mas podem mudar de forma à vontade e geralmente são pastores ou guarda-costas. Um lobo de 16 anos, chamado simplesmente de Lobo, é jogado nos Estados Unidos acidentalmente por Jack e acaba se tornando seu guarda-costas e companheiro. Lobo não é muito inteligente, mas é carismático e gentil. Esse personagem deixará aos leitores do livro uma célebre frase, "Lobo! Oh, Lobo!".

Ao dividir a história entre os Territórios e o familiar EUA, King e Straub constantemente jogam Jack do fogo para a frigideira, já que ele escapa de uma situação ameaçadora para outra. Acompanhado de Lobo e - mais tarde - de seu amigo Richard, Jack deve pegar o Talismã antes que ele caia nas mãos de Sloat, o temível ex-sócio de seu falecido pai.

Apesar de conter traços característicos dos dois autores, o estilo de Straub se sobressai nesse livro, temperado pelas descrições psicológicas do mestre King.

Existe uma sequência para o livro, Black House, ou Casa Negra, em que Jack está 20 anos mais velho e tenta solucionar uma série de assassinatos.

Há rumores de uma adaptação para o cinema há mais de uma década, porém as últimas informações sobre esse filme datam do início de 2005.

Autores: Stephen King e Peter Straub
Lançamento: 1984
Edição brasileira Tradução: Mario Molina
Editora: F. Alves
Páginas: 815
Cronologia: Cycle of the Werewolf, A Coisa

Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: